Quantcast
Channel: Afonso Dias - Sul Informação

António Aleixo teve direito a festa de aniversário no “seu” Café Calcinha [com fotos]

$
0
0

António Aleixo faria este domingo, dia 18 Fevereiro, 119 anos. Por isso, esta tarde, o poeta teve direito a uma Festa de Aniversário para lhe cantar os parabéns no Café Calcinha, em Loulé.

A sessão de homenagem a este que o Calcinha classifica como «Poeta Grande do nosso país, nosso cliente e amigo durante muitos anos», contou com música e poesia de Aleixo, dita e cantada por Afonso Dias, com a participação especial de elementos da Casa da Cultura de Loulé.

Com casa cheia, assim se cumpriu mais uma iniciativa do vasto programa cultural deste café histórico.

 

Fotos: Gonçalo Duarte Gomes


25 de Abril acontece na Casa de Odeleite

$
0
0

O 25 de Abril acontece na Casa de Odeleite, entre as 10h00 e as 18h00, com um evento alusivo à efeméride, que vai contar com atividades culturais, que vão desde a leitura de poemas à música, passado pela pintura.

No dia em que se comemora a Revolução dos Cravos, a Casa de Odeleite será transformada num ateliê de pintura com a participação das pintoras espanholas Mercedes Antequera e Zita Soler e da alemã Karina Muller. Neste evento, os visitantes além de assistirem a uma verdadeira aula de pintura ao vivo poderão apreciar a exposição de quadros das artistas convidadas.

Também a música marca presença nestas comemorações, com o poeta e músico Afonso Dias, que vai interpretar canções de compositores da música popular portuguesa.

Em colaboração com o Espaço literário Odeleia, próximo da Casa de Odeleite, haverá também uma sessão de leitura, com a declamação de poetas portugueses, aberta à participação do público.

Segundo Célia Brito, presidente do Conselho de Administração da NovBaesuris, empresa municipal que promove o evento, “O 25 de Abril Acontece em Odeleite” «pretende lembrar aos cidadãos e em particular aos mais jovens a importância das conquistas do 25 de Abril como a liberdade de expressão, um valor essencial à vivência em qualquer sociedade democrática e, ao mesmo tempo, divulgar a Casa de Odeleite, um dos equipamentos municipais que encerra um enorme potencial para a promoção turística do concelho de Castro Marim».

A iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim e da Junta de Freguesia local e integra o programa cultural da NovBaesuris “Acontece na Casa de Odeleite”, de periodicidade mensal, que «visa recriar momentos de entretenimento, dinamizando o espaço e as tradições do Baixo Guadiana».

Afonso Dias e companheiros cantam “Canções do Povo e da Resistência” em Faro

$
0
0

O concerto “Canções do Povo e da Resistência”, por Afonso Dias e companheiros, realiza-se já esta terça-feira, 24 de Abril, às 22h00, numa tenda montada no Jardim Manuel Bivar, em Faro. 

Assim prosseguem as comemorações da Revolução dos Cravos, em Faro, que incluem, ainda, um hastear das bandeiras, a 25 de Abril, às 9h00, nos Paços do concelho, seguindo-se às 9h30, a habitual sessão solene comemorativa do 25 de Abril.

Esta cerimónia oficial será abrilhantada com um apontamento cultural, pelo artista Afonso Dias.

As comemorações continuam no Museu Municipal de Faro, com a inauguração, às 12h00, da exposição dos trabalhos resultantes do concurso de cartazes alusivos ao 25 de Abril “Um Olhar sobre a Liberdade”, dirigido aos alunos do Ensino Básico do Concelho.

Prosseguem-se espetáculos, durante o dia, nas várias freguesias rurais do concelho, com concertos de entrada livre. Às 16h00, decorre o concerto com Luís Galrito e António Hilário, que apresentam “Canções Livres”, na Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe.

À mesma hora, desta vez no Clube Desportivo de Montenegro, haverá o espectáculo “Zé Maria e Gonçalo com Música Popular Portuguesa”.

Durante a noite, às 21h30, estes artistas voltam a atuar: no Cinema Ossónoba, em Estoi, sobem ao palco Luís Galrito e António Hilário e a Casa do Povo da Conceição recebe o espectáculo “Zé Maria e Gonçalo com Música Popular Portuguesa”.

Afonso Dias apresenta o seu “Largo do Mercado” em Loulé

$
0
0

O livro “Largo do Mercado”, de Anfonso Dias, vai ser apresentado na próxima terça-feira, 20 de Novembro, às 18h30, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé.

Afonso Dias é cantor, compositor e letrista de canções, poeta, ator e encenador de teatro, “dizedor” de poesia. “Largo do Mercado” é o seu novo livro de poesia que reúne poemas de 2017 e 2018 e será apresentado por Patrícia Jesus Palma.

Afonso Dias «militou contra a ditadura, e cantou nos anos 60 e 70 em inúmeras sessões a solo ou aolado de Zeca Afonso, Francisco Fanhais, Samuel, Pedro Lobo Antunes, Pedro Barroso e muitos outros», lembra a Câmara de Loulé.

Conjuntamente com Fausto, José Mário Branco e Tino Flores, foi, em 1974, um dos fundadores do GAC – Grupo de Ação Cultural no qual participou na produção e gravação de 3 LP’s e 8 EP’s, e em centenas de espetáculos entre b1974 e 1978. Em 1979 gravou o seu primeiro álbum a solo – O que vale a pena – com músicas suas e poemas seus e de Hélia Correia e José Fanha.

Foi ainda deputado à Assembleia Constituinte em 1975/76 e é um dos signatários da Constituição da República que votou favoravelmente a 2 de Abril de 1976; em 14 de Abril de 2016 foi-lhe conferido o título de Deputado Honorário pela Assembleia da República.

Há cerca de 50 anos que canta e diz poesia, no país e pela Europa – Alemanha, Holanda e França. É membro do Conselho Consultivo da AJA – Associação José Afonso.

A entrada para a apresentação da obra é livre.

O conteúdo Afonso Dias apresenta o seu “Largo do Mercado” em Loulé aparece primeiro em Sul Informação.

Sophia, Aleixo e Margarida Fonseca Santos nos 26 anos da Biblioteca de Portimão

$
0
0

“O Algarve de Sophia”, Fado Aleixo e Margarida Fonseca Santos vão ajudar a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes (BMMTG), de Portimão, a comemorar os seus 26 anos, nos dias 6, 8 e 9 de Novembro.

O espaço cultural portimonense vai celebrar mais um aniversário com cinco iniciativas, começando com “O Algarve de Sophia”, às 14h30 de dia 6.
Este será um recital com poemas e canções de tributo a Sophia de Mello Breyner, por Afonso Dias, que se raliza no âmbito das Comemorações do Centenário do Nascimento de Sophia de Mello Breyner.

No mesmo dia, mas às 21h00, o cantautor Afonso Dias voltav a ser o protagonista, desta vezs do espetáculo “Fado Aleixo”, uma homenagem ao grande poeta algarvio nos 120 anos do seu nascimento (1899).

“Fado Aleixo” «é um tributo ao mais criativo e sagaz dos poetas algarvio – António Aleixo. Afonso Dias traz o poeta Aleixo de regresso ao Fado Tradicional, que ele mesmo cantava. Um algarvio, um herói popular, um poeta superior», descreve a Câmara de Portimão.

A festa continua a 8 e 9 de Novembro, dias que serão dedicados à escritora Margarida Fonseca Santos, «autora reconhecida e muito querida do público que tem uma grande parte das suas obras no Plano Nacional de Leitura».

 

 

No dia 8, às 16h00, a escritora de livros infantis irá ministrar uma ação de Formação intitulada “Escrever para ler” dirigida a professores bibliotecários, técnicos de Biblioteca, professores e educadores. A inscrição deverá ser realizada previamente na Biblioteca Municipal.

Às 21h00 do mesmo dia, a Biblioteca recebe uma sessão de contos para adultos gratuita, protagonizada por Margarida Fonseca Santos.

No dia 9, um sábado, às 16h00, crianças e jovens são convidados a passar uma tarde bem animada em nova sessão de contos gratuita.

Margarida Fonseca Santos é autora de livros como “Altamente”, “O Boião Mágico” e “Uma Questão de Azul-Escuro”, e de coleções como “O Reino de Petzet” e, em coautoria com Maria João Lopo de Carvalho, “Os 7 Irmãos”.

«Além de escrever para crianças, adultos e teatro, trabalha na área da escrita criativa e do treino mental, algo que ficou do tempo em que se dedicava à Pedagogia e à Formação Musical. A coleção ”A Escolha É Minha” é o reflexo de todo este percurso», segundo a Câmara de Portimão.

 

A BMMTG em números:

A Biblioteca Manuel Teixeira Gomes tem 18.500 utilizadores inscritos, tem 80.000 documentos disponíveis, tem 175 utilizadores diários, tem 50 crianças por cada sessão educativa, tem 30 acessos Wi-Fi diários, tem 50 consultas de internet diárias e 70 documentos emprestados diários.

Este equipamento presta apoio às 16 bibliotecas escolares do concelho e apoia o Prémio Nacional de Leitura, o Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes e a Feira do Livro.

O conteúdo Sophia, Aleixo e Margarida Fonseca Santos nos 26 anos da Biblioteca de Portimão aparece primeiro em Sul Informação.

Afonso Dias apresenta em Faro o livro de poesia “Manifesto”

$
0
0

O livro de poesia “Manifesto”, de Afonso Dias, vai ser apresentado no dia 3 de Dezembro, às 18h00, na Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa.

A apresentação da obra, editada pela Associação Bons Ofícios, estará a cargo do arquiteto Fernando Pessoa. O prefácio do livro é assinado por José Fanha.

A entrada é livre e a participação aberta a todos os interessados.

 



O conteúdo Afonso Dias apresenta em Faro o livro de poesia “Manifesto” aparece primeiro em Sul Informação.

ETIC_Algarve junta-se a Afonso Dias para celebrar os 45 anos da Constituição da República Portuguesa

$
0
0

O músico, poeta e declamador Afonso Dias, com a associação Modos e Olhares, juntou-se à ETIC_Algarve, e ainda à Câmara Municipal de Faro e à Direção Regional de Cultura do Algarve, para comemorar os 45 anos da Constituição da República Portuguesa.

«Nascido da necessidade de valorização de uma constituição, com quase meio século de existência, mas também como forma de dar a conhecer aspetos essenciais da Constituição da República Portuguesa, designadamente no que diz respeito aos preceitos dedicados aos Direitos e Deveres Fundamentais» o projeto pretende «impulsionar o comportamento de uma cidadania consciente e participativa«, explicam os promotores.

O projeto «Nascemos para voar – 45 anos da Constituição Portuguesa» materializa-se numa coletânea de 36 vídeos, com 6/8 minutos, compostos pela leitura da parte de um artigo da Constituição, de um poema e/ou de uma canção, interpretados por Afonso Dias.

Ao longo dos 36 episódios, que começaram a ser publicados no Youtube a 5 de Outubro, dia da Implantação da República, serão visitadas dezenas de Artigos da Lei Fundamental, acompanhados também por dezenas de poemas e canções.

 

Afonso Dias confidencia que muitas foram as razões que o levaram a criar este projeto, “entre as quais, avulta a circunstância de ter votado a favor a nossa Lei Maior em 2 de Abril de 1976 como Deputado Constituinte”.

Outra razão tem a ver com o trabalho cultural a que sempre se dedicou e que se destina, em grande medida, a servir os alunos das Escolas de todos os graus de ensino que visita amiúde. Este trabalho foi distinguido pela Casa Civil do Presidente da República.

Afonso Dias diz-se ainda muito preocupado com a “indiferença que se faz sentir pela vida política e que se exprime, dolorosamente, pelo sempre maior abandono das urnas (a abstenção valeu no Algarve 56%!! nas Autárquicas…) e pelo crescimento da influência dos populismos, do negacionismo, das manifestações de intolerância, da banalização da violência”.

A ETIC_Algarve é a parceira responsável pelo apoio técnico, ao nível da captação e edição áudio e vídeo, na qual envolveu alunos do curso de Som e um ex-aluno do curso de Vídeo.

Os episódios deste projeto podem ser vistos clicando aqui ou aqui.

 



O conteúdo ETIC_Algarve junta-se a Afonso Dias para celebrar os 45 anos da Constituição da República Portuguesa aparece primeiro em Sul Informação.

Afonso Dias apresenta recital “Ary dos Santos – Cavalo à Solta” na Biblioteca de Loulé

$
0
0

O recital “Ary dos Santos – Cavalo à Solta”, por Afonso Dias, realiza-se no dia 5 de Novembro, a partir das 21h00, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé. 

Ary dos Santos ficou na história da música portuguesa por ter escrito poemas de quatro canções vencedoras do Festival RTP da Canção e apuradas para representarem Portugal na Eurovisão, entre as quais “Desfolhada”, interpretada por Simone.

Para além disso, assinala-se a sua importante colaboração como letrista de canções interpretadas por Amália Rodrigues e Carlos do Carmo.

Este evento tem um número limitado de participantes face às recomendações da DGS, mas a entrada é livre.

 



O conteúdo Afonso Dias apresenta recital “Ary dos Santos – Cavalo à Solta” na Biblioteca de Loulé aparece primeiro em Sul Informação.


Afonso Dias canta Carlos do Carmo em Loulé

$
0
0

O recital “Carlos do Carmo – homem da cidade”, apresentado por Afonso Dias, realiza-se esta quinta-feira, 9 de Junho, às 21h30, na Biblioteca Municipal de Loulé. 

Este recital reúne fados e canções a que Carlos do Carmo deu voz.

Figura incontornável da cultura e da alma portuguesa, em particular do Fado, Património Cultural Imaterial da Humanidade, Carlos do Carmo morreu a 1 de Janeiro de 2021.

Destinada ao público em geral, esta atividade é de entrada livre.

 



O conteúdo Afonso Dias canta Carlos do Carmo em Loulé aparece primeiro em Sul Informação.

Afonso Dias faz recital de homenagem a Adriano Correia de Oliveira em Loulé

$
0
0

O cantautor Afonso Dias vai apresentar, esta sexta-feira, 10 de Novembro, às 21h00, o recital “Adriano Correia de Oliveira – Memória do Trovador”, na Biblioteca Municipal de Loulé. 

Intérprete da canção de Coimbra e cantor de intervenção, Adriano participou nas greves académicas da década de 60 e a sua interpretação da “Trova do Vento que Passa”, editada em 1963, passou a ser canto de resistência no movimento académico.

Após o 25 de Abril, fundou a Cooperativa Artística “Canta Abril”, um velho sonho realizado.

Esta é uma iniciativa que tem entrada livre.

 

 



O conteúdo Afonso Dias faz recital de homenagem a Adriano Correia de Oliveira em Loulé aparece primeiro em Sul Informação.





Latest Images